Equipes usam retroescavadeira para retirar resíduos de corante azul que invadiu córrego em Jundiaí
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Córrego foi atingido pela substância no dia 13 de maio depois que um caminhão que transportava o corante tombou e derramou o produto na água. Vários animais ficaram azuis. Equipes da prefeitura usam retroescavadeira para continua limpeza do Córrego das Tulipas em Jundiaí (SP)
TV TEM/Reprodução
Equipes da Prefeitura de Jundiaí (SP) usam uma máquina retroescavadeira para retirar resíduos do corante azul que invadiu o Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP). O trabalho de limpeza com as máquinas começou nesta sexta-feira (23).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O córrego foi atingido pela substância no dia 13 de maio depois que um caminhão que transportava o corante tombou e derramou o produto na água. Vários animais ficaram azuis, entre eles, patos, gansos e até capivaras. Muitos peixes apareceram mortos após o ocorrido.
Conforme apurado pela TV TEM, o trabalho de limpeza começou com a inserção de mais água no córrego, a fim de diluir o corante. Agora, as equipes utilizam retroescavadeiras para retirar os resíduos que continuam grudados nas margens e no fundo do córrego. Alguns arbustos e árvores precisaram ser retirados para que a máquina pudesse chegar até o leito.
Após o acidente, parte do corante azul chegou até o Rio Jundiaí, e deixou uma coloração esverdeada na água, que antes era amarronzada. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foi constatado na quarta-feira (21) que não há mais presença de corante no leito do rio.
A Farkon Indústria e Comércio Químico, responsável pela produção do corante, informou em uma nota enviada no dia 15 de maio, que a empresa possui todos os documentos, sistemas e procedimentos adequados para realizar as atividades e que acompanha o processo de limpeza do córrego. A empresa informou ainda que foi o primeiro acidente desta natureza em 36 anos de atuação.
LEIA TAMBÉM
Ativistas falam sobre preocupação com estresse das aves por sequência de banhos para remover corante azul; veja o antes e depois
Imagens de drone mostram córrego azul após carreta bater em poste e derramar corante em Jundiaí; animais foram resgatados
Especialista diz que corante que deixou córrego e rio azuis em SP é tóxico em grande quantidade e pode ficar no ambiente por muito tempo
Imagens de drone mostram córrego azul após carreta bater em poste e derramar corante em Jundiaí (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Peixes também ficaram azuis e morreram em córrego de Jundiaí (SP) após derramamento de corante
Regis Rosa/TV TEM
Patos e gansos seguem em processo de desintoxicação após vazamento de corante em rio de Jundiaí (SP)
Mata Ciliar Jundiaí/Divulgação
Patos e gansos ficaram azuis após carreta derramar corante em córrego de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM